a cor dos olhos

Qual é a cor dos olhos do seu namorado? Com essa pergunta para a sua filha, Ana sintetizou o drama dos nossos tempos. Não há mestrado, doutorado, pós-doc na Sorbonne que explique melhor nossa dramática pós-modernidade do que a simples e enigmática questão: “Qual é a cor dos olhos do seu namorado?”.

Conheci Ana na esquina da Atlântica com a Anchieta. Eu esperava o sinal fechar, ela esperava o ônibus. Uma senhora passou de fone, esbravejando alto no celular. Olhei rindo para Ana e a cumplicidade dos nossos olhares deu início instantâneo a uma conversa que durou dois sinais verdes e dois vermelhos: “Não consigo me acostumar com esses tempos”, iniciei. E papo vai papo vem, Ana me veio com essa: “Perguntei para a minha filha adolescente: Qual é a cor dos olhos do seu namorado? Castanho? Claro ou escuro? Ela não soube me responder direito”.

Qual a cor dos olhos do seu namorado? Repeti alto e falei que ia escrever. Agradeci. Me despedi. Atravessei o sinal.

Leave a Reply

